Metodologias Ágeis

O que é o nosso método de gestão?

Nossa plataforma se baseia num tipo de metodologia ágil denominada Kanban, que se utiliza de um quadro com colunas e cartões para designar as tarefas existentes em uma equipe e o status em que elas se encontram. Isso permite que toda a equipe consiga visualizar tudo o que precisa ser feito por cada um dos membros, de uma forma bastante simples e visual, permitindo que essas tarefas sejam gerenciadas com maior rapidez.

Na estrutura Kanban, as colunas representam as fases, ou processos internos, que determinada tarefa vai percorrer até ser concluída, enquanto os cartões simbolizam as próprias tarefas, que serão movidas à medida em que forem sendo avançadas. É, basicamente, um sistema ágil e visual para a gestão de tarefas e controle de processos.

Exemplo de visualização Kanban com fluxo simplificado.

O resultado prático desse tipo de metodologia é a possibilidade de obter um maior controle sobre o fluxo de trabalho, tanto no aspecto individual, permitindo que o colaborador tenha autonomia no desempenho de suas atividades, quanto no coletivo, fazendo com que os gestores consigam ter uma dimensão mais assertiva do que está sendo produzido e o ritmo de trabalho da equipe.

Por que utilizá-lo no mundo jurídico?

Seja em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos, advogados precisam cumprir uma série de regras e procedimentos para executar suas tarefas. Ao receber uma demanda de um cliente no escritório, por exemplo, o advogado precisa seguir processos específicos para o atendimento daquele caso, como: (i) obter informações e documentos relacionados ao caso; (ii) pesquisar qual o entendimento legal e jurisprudencial aplicável; (iii) elaborar, em seguida, um documento com base nessas informações (contrato, petição inicial etc); e, após isso, (iv) revisar o documento internamente com algum outro membro da equipe ou, externamente, com o próprio cliente, para, só então, a demanda ser concluída.

O problema é que esse tipo de rotina muitas vezes é estruturado de uma forma inadequada, gerando uma série de ineficiências no dia a dia do advogado, que acabam prejudicando o seu próprio rendimento. Reuniões excessivas, diversos e-mails na caixa de entrada sobre o mesmo assunto, acúmulo de demandas em um determinado profissional, baixa produtividade da equipe ou mesmo dificuldade em gerir a agenda, sem dúvidas, se tornaram um dos (senão os principais) gargalos de perda de produtividade dos profissionais de escritórios e departamentos jurídicos existentes no mercado.

Grande parte desses problemas, contudo, podem ser facilmente eliminados com a simples utilização de metodologias ágeis no mercado jurídico. Finalmente, uma ferramenta ágil chegou para os advogados, com design simples e atraente, sem configurações medonhas e fácil de utilizar.

Chegou a hora de um serviço jurídico mais eficiente e transparente!

Com uma forma simples e visual, nossa plataforma permite que os advogados consigam visualizar, a uma só vez, todas as suas demandas pendentes, em execução e pendentes de validação, juntamente com todas as tarefas de sua equipe e o status de cada uma delas.

Quais os benefícios aos advogados?

Nossa plataforma foi desenvolvida especialmente para ajudar advogados a se libertarem das tarefas desnecessárias que prejudicam sua produtividade todos os dias. Eis alguns dos principais benefícios gerados diretamente aos advogados e gestores com a utilização de metodologias ágeis.

Advogados:

  • • Autonomia: saiba o que precisa fazer, como e quando, sem precisar consultar ninguém;
  • • Priorização de tarefas de forma objetiva: em um segundo você saberá o que você deve priorizar e o que você pode deixar pra depois;
  • • Colaboração: acompanhe em tempo real o status de todas as demandas do restante da equipe e saiba como pode ajudar seus colegas;
  • • Ganho de produtividade: concentre sua atenção apenas naquilo que é essencial ao seu trabalho.

Gestores:

  • • Acompanhe todo o time de uma só vez: chega de reuniões para saber o que a equipe está fazendo e e-mails cobrando atualização de demandas. Saiba o que cada um está fazendo em tempo real;
  • • Identifique gargalos: visualize com rapidez onde você deve investir esforços na sua equipe;
  • • Meça a produtividade: analise a produtividade dos advogados e otimize a distribuição de tarefas;
  • • Data-driven: tome decisões rápidas baseadas em dados analíticos de produtividade dos seus colaboradores.